Artigo
Fotos
Vídeos
VIAJE NAS TRADIÇÕES DO CATAR: FAMOSO MERCADO DE DOHA, SOUQ WAQIF É OBRIGATÓRIO AOS TURISTAS QUE APRECIAM CAFÉ, TEMPEROS E ESPECIARIAS
21/11/2022

Toda  Copa do Mundo coloca os holofotes sobre o país sede. De repente, uma região que parecia tão longe da gente ganha atenção e passamos a conhecer mais sobre sua cultura, seu povo e suas atrações turísticas. Em 2022, foi isso que aconteceu com o Catar, ou Qatar, e quando falamos sobre sua capital, Doha, é inevitável mencionar o  mercado Souq Waqif.

Em meio a arranha-céus, ilhas artificiais e muita tecnologia, é um mercado local com mais de duzentos anos de idade que se destaca como uma das principais atrações do Catar. E não tem jeito: se você perguntar a qualquer um onde o que visitar no Catar, pode esperar ouvir o Souq Waqif como resposta. Quer entender como um mercado ganhou toda essa popularidade dentro e fora do país?

O que é o Souq Waqif?

O Souq Waqif é um mercado localizado na cidade de  Doha, a capital do Catar, especificamente no  distrito comercial de Al Souq. De longe parecem um conjunto de grandes casas de dois andares e arquitetura antiga com cores claras. Do lado de dentro, tem espaços fechados com corredores estreitos e áreas abertas e ruas entre os blocos. Nas lojas e nas barradas é vendido um pouco de tudo.

Dá para encontrar  roupas, acessórios, tapetes, almofadas, restaurantes, alimentos e especiarias. Tem até um teatro com capacidade para quase mil pessoas. Infelizmente, nem todo o mercado é deslumbrante com produtos artesanais e boa comida. Algumas lojas no Souq Waqif vendem animais de estimação que vão de cachorros até pássaros, incluindo falcões. De forma geral esse animais ficam em gaiolas e já foram feitas petições nos anos recentes pedindo melhores condições para esses animais.

Qual a história do mercado do Catar?

Ao contrário de muitos pontos turísticos do Catar, o Souq Waqif faz parte do país há séculos. Souq Waqif pode ser traduzido como " o mercado em pé" e o motivo está em sua história. Cerca de  200 anos atrás, era costume dos  beduínos se reunirem perto do rio para trocar e vender produtos. Na época, os vendedores ficavam de pé enquanto buscavam fazer negócio e conversavam para descobrir notícias sobre outras regiões. Por isso, acabou sendo chamado de o mercado em pé, Souq Waqif.

O Souq Waqif está em alta hoje e tem uma construção nova, mas nem sempre foi assim. Após a rápida modernização nos anos 70, impulsionado pela descoberta de  petróleo e gás natural no país, o mercado perdeu sua força. Para completar, em 2003 boa parte da estrutura do mercado foi destruída em um incêndio.

O acidente, no entanto, foi usado para impulsionar a renovação que o Souq Waqif precisava. Em 2006, o governo iniciou um  plano de restauração do mercado para preservar a  identidade histórica e a arquitetura tradicional do Catar. A área comercial como é conhecida hoje está de pé desde 2008 e desde então tem recebido turistas e eventos, como um festivais anuais que celebram desde a primavera até as amadas tâmaras e apresentações acrobáticas e musicais gratuitas pelas ruas.

O Souq Waqif foi renovado recentemente, mas se manteve fiel à estrutura histórica

O que comprar no Souq Waqif?

Para os turistas, o Souq Waqif é o lugar ideal para adquirir  produtos tradicionais da cultura e da gastronomia do Catar e voltar para casa com souvenirs que representam o país. São joias, artesanatos fabricados na hora, tecidos com desenhos complexos e peças banhadas em ouro e prata que vão de colares e cálices até adagas e espadas, produtos com uma grande herança cultural do país. Os cristais de areia chamados de  rosas do deserto, as  pashminas e os  bules de café árabe são bons exemplos do que se pode comprar lá.

E não dá para deixar a comida do Catar de lado. Com uma gastronomia que é uma mistura entre receitas e ingredientes do  Oriente Médio, da  África e da  Índia, pode esperar encontrar uma infinidade de temperos e especiarias. Estamos falando de açafrão, cravo, cardamomo e  frutas e flores secas, como limão e romã. Todos vendidos a granel e dispostos em sacos enormes ao ar livre.

Para provar a comida na hora, o Souq Waqif tem restaurantes e cafés, alguns bastante tradicionais do Catar com pratos como  majboos, de arroz com frango, e  saloona, um ensopado de carne. Por outro lado, este mercado histórico tem estabelecimentos com comidas de várias partes do mundo, incluindo as populares barraquinhas de  sorvete turco. Nem só de compras o Souq Waqif é feito. As áreas abertas têm atividades e atrações que tornam um bom destino para famílias, com crianças principalmente, passarem o tempo.

Além de um mercado, o Souq Waqif é um lugar agradável para passear de dia e de noite

Shams Al-Qassabi, a única mulher dona de loja no Souq Waqif

Em meio a tantas lojas e estabelecimentos do Souq Waqif, um se destaca.  Shams Al Qassabi é a primeira e única mulher a ser dona de um estabelecimento no mercado dominado pelos homens no Catar. Ela é criadora e dona do  Shay Al-Shmous, um mercado de temperos e um restaurante de comidas típicas.

Quebrar os padrões e abrir seu próprio estabelecimento não foi fácil, mesmo que já viesse de uma família de mercadores do Souq Waqif. Ela começou com  12 tipos de temperos e conservas que ela mesma desenvolveu usando vários ingredientes. Quando conseguiu dinheiro para alugar um espaço, ninguém queria negociar com ela e ela chegava a se esconder para que não fosse reconhecida e os clientes deixassem de frequentar sua própria loja.

Até que um dia fizeram uma foto dela trabalhando e a história da primeira comerciante do Catar virou notícia e chegou até a família real. A Sheika Mozah, esposa do Emir do Catar na época, que defendia a educação e mais oportunidades para as mulheres, visitou Shams Al-Qassabi. Hoje Shams Al-Qassabi é uma empresária de sucesso com mais de  400 variedades de temperos desenvolvidos por ela com ingredientes de todo o mundo e seus clientes fiéis que foram conquistados não só com a boa comida mas com sua personalidade.

SOBREMESA DE NATAL PARA FAMÍLIA GRANDE: 9 RECEITAS DE DEIXAR ATÉ O PAPAI NOEL BABANDO
02/12/2022
Você tem tapioca em casa? então faça esse lanche com apenas 3 ingredientes
31/12/2021
7 panetones e chocotones deliciosos para você saborear neste fim de ano
25/11/2022
Este é o Melhor Macarrão Que Já Fiz, É Rápido e Barato!
30/03/2022
4 sobremesas com frutas para incluir na dieta
24/11/2022
Bolo de polvilho sem ovo sem trigo, receita fácil deliciosa para substituir o pão
04/02/2022
Restaurantes em SP oferecem ótimos descontos na Black Friday
25/11/2022
NUNCA MAIS USE LEITE CONDENSADO NO PUDIM.
11/07/2022
8 ALIMENTOS QUE TE AJUDAM A PERDER PESO
18/11/2022
FIZ COM 3 INGREDIENTES (VOCÊ FICARÁ VICIADO! SE SURPREENDA COM O RESULTADO NÃO SOBRA NADA FIZ 2 MIT
13/02/2022
Fotos
Artigo
Vídeos