O cachorro-quente é um do lanches mais fáceis de fazer, e ainda bem, já que ele está sempre presente nos aniversário e em muitas outras comemorações. Cachorro quente de linguiça tem preparo diferente daquele feito com salsicha! Veja como fazer
Cachorro-quente é americano ou alemão?
E se a gente falar que não é nenhum dos dois? O sanduíche feito de pão com salsicha já era consumido lá na Babilônia A.C., mas foi apenas na Alemanha do final do século 19 que o lanche se popularizou e recebeu esse nome, graças ao cachorro do chef de cozinha, da raça basset, cujo tronco lembra uma salsicha.
Poucos anos depois, no início do século 20, um alemão levou o lanche até os Estados Unidos, mas alterou para que tivesse alguns molhos. De lá, o cachorro-quente se espalhou pelo mundo inteiro, sendo um lanche prático e delicioso para qualquer ocasião.
Qual a diferença entre o cachorro-quente de linguiça e o cachorro-quente de salsicha?
Tanto a linguiça quanto a salsicha são embutidos, mas eles devem ser preparados de maneira diferente na hora de fazer o cachorro-quente. Enquanto a salsicha só precisava ser fervida e, em seguida, colocada para cozinhar junto ao molho, a linguiça deve ser ligeiramente frita antes de adicioná-la ao molho, para garantir mais sabor ao lanche.
O cachorro-quente de salsicha é o mais comum e o queridinho da maioria das pessoas, mas o cachorro-quente de linguiça também tem um lugar especial no nosso coração. Veja só como fazê-lo a seguir.
Ingredientes
15 pães de cachorro-quente
200 g de bacon
15 linguiças fininhas ou mineira
1/2 linguiça calabresa picadinha
3 dentes de alho
2 cebolas cortadas em rodelas
2 tomates cortados em cubos
1 pimentão-verde cortado em fatias
340 g de molho de tomate
750 ml de água
sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto
Como fazer
O primeiro passo dessa receita é preparar o molho do cachorro-quente. Para isso, coloque o bacon e a linguiça calabresa picadinhos na panela, em fogo médio para alto, para fritar até ficar douradinho. Quando isso acontecer, acrescente a cebola e o alho e refogue na própria gordura do bacon e da linguiça, até que a cebola fique levemente translúcida. Entre com o tomate e o pimentão, e refogue por alguns minuto.
Em seguida, adicione o molho de tomate à panela, misture tudo muito bem e deixe cozinhar até levantar fervura. Acrescente a água quente, mexa para misturar os ingredientes e abaixe o fogo, deixando cozinhar por cerca de 10 minutos.
Passado esse tempo, experimente o molho, acerte o sal e adicione os demais temperos que quiser. Desligue o fogo e reserve.
Em outra panela ou frigideira grande, coloque as linguiças para fritar em fogo médio por 2 minutos de cada lado, deixando-as douradinha. Repita esse processo com todas as 15 linguiças. Por último, coloque as linguiças no molho, misture bem, ferva por mais 2 minutos e sirva!
Você pode usar o pão de sua preferência, seja de cachorro-quente ou francês. Na hora da montagem, está liberado usar milho, ervilha, passas, ovo de codorna, queijão parmesão, batata-palha e até purê de batata!
Viu como é muito fácil?