Artigo
Fotos
Vídeos
POR QUE COMEMOS PANETONE NO NATAL? DESCUBRA A HISTÓRIA E TESTE 4 RECEITAS DESSA CLÁSSICA DELÍCIA NATALINA
05/12/2022

É só começar dezembro que corremos atrás do  panetone, mas você sabe como essa  tradição natalina surgiu? O pão com frutas cristalizadas ou outros recheios é um dos símbolos do Natal no Brasil e muita gente passa meses esperando ansiosamente para essas delícias voltarem às prateleiras ou até para fazer em casa e vender para ganhar dinheiro no fim do ano. Mas mesmo com toda a tradição no Brasil, a origem do panetone na verdade tem raízes na Europa. 

Por que comemos panetone no Natal? Entenda a origem da receita!

O panetone é uma receita italiana com muita história e sabor

Qual é a lenda por trás do panetone?

O panetone é uma receita bastante antiga que é servida no Natal há gerações. Não existe nenhum registro que comprove a sua invenção, mas algumas histórias são mais aceitas. Uma delas é a lenda de que um ajudante de cozinha italiano chamado Toni, ao preparar um banquete de  véspera de Natal para seu chefe, cometeu um erro por causa do cansaço.

Uma versão diz que ele deixou uma sobremesa queimar e, desesperado, usou uma massa fermentada para pão com açúcar, passas e frutas cristalizadas para improvisar um novo doce. Em outra história, ele estaria preparando duas receitas, uma de pão e outra de torta de frutas, até que acidentalmente colocou as frutas na massa de pão. A tentativa de corrigir o preparo teria então dado origem ao panetone, o "pão de Toni", nome dado pelo chefe satisfeito.

Infelizmente, por mais que seja uma história com todo o espírito natalino, é bem provável que seja apenas uma bela lenda. A única certeza é que ela é uma receita da comida italiana, especificamente de Milão, e desde sempre foi feita  para servir na ceia de Natal.

Qual a verdadeira origem do panetone?

O mais provável é que o panetone seja uma variação de outros pães doces com frutas e especiarias, já muito consumidos nessa época do ano. Um exemplo é o registro de um jantar feito no dia 24 de dezembro na casa do duque Sforza de  pães açucarados que foram servidos perto da fogueira naquela noite.

Outra possível inspiração é o  pandoro, um bolo italiano que surgiu no século 18. Como um meio termo entre bolo e pão, a massa tem cor clara e é tradicionalmente servido como sobremesa no Natal italiano. O "pão de ouro" é bem simples e não tem recheio.

A história mais certa da criação do panetone como conhecemos hoje é mais recente, do início do século 20. Um padeiro de Milão pegou a massa de pão doce típica e adicionou levedura e envolveu com papel-manteiga. Essas alterações fizeram o pão crescer bem mais e ficar com um formato similar ao de um bolo redondo. Outros padeiros replicaram a receita,  difundindo o panetone pela Itália. O nome panetone então teria vindo então de "panetto" ("pãozinho" em português) e "panone" ("pãozão"). Ou seja, nada mais é do que um "pãozinhozão" em italiano.

O panetone e o pandoro são "primos" das tradições natalinas de comer pão na ceia

Como o panetone veio parar no Brasil?

O panetone tem uma forte  tradição italiana e desembarcou no Brasil e em outros países da América do Sul com os imigrantes do país. Muitas famílias italianas vieram para cá no início do século 20 e abriram negócios vendendo as iguarias de seu país, como o panetone. A Itália ainda é a maior consumidora do panetone, mas o Brasil está logo em terceiro lugar no ranking, atrás apenas do Peru que também recebeu a tradição de braços abertos.

Como o chocotone surgiu?

Se o panetone é italiano, os brasileiros podem ficar orgulhosos que o  chocotone é nosso. O panetone tradicional tem frutas cristalizadas, as polêmicas passas que estão no arroz e nos doces, ou então castanhas e nozes. Mas esses ingredientes não fazem o paladar de muita gente por aqui. Por causa disso, algumas marcas brasileiras passaram a fazer uma versão diferente colocando  gotas de chocolate no lugar. A estratégia de venda deu bastante certo e os chocotones caíram no gosto dos brasileiros.

Como é feito o panetone tradicional?

Os italianos são bastante rigorosos no que se diz respeito às suas receitas tradicionais. Assim como a verdadeira pizza italiana precisa ter ingredientes locais e um preparo correto, o panetone perfeito também tem regras. Em 2005, a  receita original foi protegida por uma lei na Itália e lá só são considerados panetones italianos aqueles pães que seguem a norma.

Os ingredientes de um panetone tradicional são simples sem muitas invenções além de farinha, água, açúcar, manteiga e ovos, fermento biológico e frutas cristalizadas. E eles precisam ter a proporção certa, viu! As frutas devem corresponder a pelo menos  20% da matéria-prima do pão, então nada de economizar. Além disso, qualquer variação, como adicionar essência de baunilha na massa ou trocar as frutas por chocolate, perde o estatuto de panetone italiano e deve levar um nome genérico de pão doce ou pão de Natal.

Qual a diferença entre o panetone brasileiro e o italiano?

O panetone italiano tem poucos ingredientes e uma fermentação lenta com fermento biológico cuidadosamente cultivado. No Brasil, todas as regras não se aplicam. É comum fazermos substituições e acréscimos para agradar ao nosso gosto. Usar  margarina e  leite condensado na massa não é incomum. Para rechear, tem de tudo, como chocolate trufado, doce de leite e brigadeiro. Até panetone salgado tá liberado por aqui.

Receitas de panetone caseiros para fazer em casa

Panetone caseiro

O panetone caseiro é mais simples do que parece e é uma receita doce com uva passa que até quem não gosta vai precisa provar.

Panetone recheado com sorvete

Nessa receita você começa com um panetone pronto e recheia com sorvete para refrescar no nosso Natal em pleno verão.

Chocotone caseiro

Para quem não suporta as frutas cristalizadas no panetone, essa receita de chocotone é sucesso na certa na mesa da ceia!

Panetone salgado

Um italiano orgulhoso torceria o nariz para essa receita, mas a versão brasileira de panetone salgado é um bom complemento para o começo da ceia.

12 ideias de sobremesas com frutas para a Ceia de Natal!
16/12/2022
Você tem tapioca em casa? então faça esse lanche com apenas 3 ingredientes
31/12/2021
Copa do Mundo: 3 receitas típicas da França
16/12/2022
Este é o Melhor Macarrão Que Já Fiz, É Rápido e Barato!
30/03/2022
7 receitas de sucos termogênicos para o verão
24/01/2023
Bolo de polvilho sem ovo sem trigo, receita fácil deliciosa para substituir o pão
04/02/2022
SOBREMESA DE NATAL PARA FAMÍLIA GRANDE: 9 RECEITAS DE DEIXAR ATÉ O PAPAI NOEL BABANDO
02/12/2022
NUNCA MAIS USE LEITE CONDENSADO NO PUDIM.
11/07/2022
7 panetones e chocotones deliciosos para você saborear neste fim de ano
25/11/2022
FIZ COM 3 INGREDIENTES (VOCÊ FICARÁ VICIADO! SE SURPREENDA COM O RESULTADO NÃO SOBRA NADA FIZ 2 MIT
13/02/2022
Fotos
Artigo
Vídeos