Essa é para quando você quiser ganhar muitos likes: uma sobremesa linda, que impressiona, e que requer pouca experiência culinária. Mas o melhor é que o sabor é elegante, delicado: o creme e o crepe são mais neutros, deixam a geleia brilhar e causar surpresa com seu toque azedinho-doce.
1 ½ xícara (chá) de leite;
1 xícara (chá) de farinha de trigo;
2 ovos;
1 colher (sopa) de açúcar;
1 pitada de sal;
manteiga para untar a frigideira;
1. No liquidificador, junte o leite, os ovos, a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Bata até ficar liso. Transfira para uma tigela e deixe descansar por no mínimo 20 minutos, em temperatura ambiente. Se quiser preparar a massa com mais antecedência, mantenha na geladeira.
2. Passado o tempo de descanso da massa, leve uma frigideira antiaderente (ou panquequeira), que o fundo tenha 20 cm de diâmetro, ao fogo médio. Quando aquecer, coloque ½ colher (chá) de manteiga ou óleo e gire para untar o fundo.
3. Com a concha, dê uma boa mexida na massa e prepare os crepes. Com uma mão, levante a frigideira e com a outra, coloque uma concha de massa no centro da frigideira (cerca de ½ xícara). Ao mesmo tempo, faça um movimento circular com a frigideira para cobrir todo o fundo com a massa, formando uma camada fina.
4. Mantenha a frigideira em fogo médio. Quando a massa ficar opaca, as bolhas começarem a aparecer e a panquequinha soltar do fundo da frigideira, vire com uma espátula de silicone para dourar do outro lado. O processo todo leva menos de 2 minutos por disco.
6. Transfira para um prato, e repita com o restante da massa – a cada nova panquequinha, unte o fundo da frigideira com manteiga (ou óleo) utilizando um pedaço de papel-toalha. Deixe os crepes esfriarem completamente antes de montar o bolo.
10 discos de crepes;
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco gelado;
6 colheres (sopa) de açúcar;
⅔ de xícara (chá) de geleia de morango com maracujá;
½ xícara (chá) de morangos (cerca de 5 unidades);
2 colheres (sopa) de polpa de maracujá com as sementes;
1. Na batedeira, coloque o creme de leite e o açúcar e bata até o creme ficar marcado pelo batedor e atingir o ponto de chantilly – comece batendo em velocidade baixa e vá aumentando gradualmente para o creme de leite não espirrar.
2. Coloque 1 colher (sopa) do creme batido no centro do prato de bolo e disponha o primeiro disco de crepe, pressionando levemente com as mãos – assim ele fica firme no prato e você não corre o risco do bolo se movimentar durante a montagem.
3. Para a montagem das camadas: coloque ⅓ de xícara (chá) do creme batido sobre o primeiro crepe e espalhe com as costas de uma colher, deixando cerca de 0,5 cm da borda livre. Coloque 1 colher (sopa) da geleia de morango, espalhando delicadamente sobre o creme – não precisa formar uma camada certinha, ela pode ficar mesclada ao creme. Cubra com outro crepe e repita a sequência com o restante.
4. Após adicionar o último crepe, cubra apenas com creme, formando uma camada mais grossa e rústica – faça movimentos de ondas com as costas da colher.
5. Leve para a geladeira para firmar por no mínimo 6 horas antes de servir – assim o creme fica bem firme para você conseguir fazer as fatias, se preferir, monte o bolo no dia anterior.
6. Na hora de servir: lave e seque bem os morangos. Corte cada um ao meio e cada metade em 4 fatias. Com uma colher distribua a polpa de maracujá sobre o creme e disponha os morangos fatiados. Sirva a seguir.
SE VOCÊ GOSTOU, DEIXE O SEU LIKE, COMENTA AQUI EM BAIXO O QUE VOCÊ ACHOU! E COMPARTILHE COM OS SEUS AMIGOS! OBRIGADA!