Artigo
Fotos
Vídeos
Como fazer um peru de natal perfeito bem temperado suculento e molhadinho
23/12/2022

Quando pensamos em ceia, logo nos vem à mente a imagem de um belo peru assado na mesa. Mesmo sendo tão tradicional nessa época do ano, sabemos como pode ser difícil prepará-la. Por isso, hoje trouxemos a receita de um verdadeiro chef de cozinha para que você faça o peru de natal perfeito. Confira agora mesmo a receita e aproveite!

Como fazer o peru de natal

O peru é uma ave grande e magra, o que faz com que ela não fique naturalmente muito suculenta. Portanto, para garantir que nossa ave fique extremamente saborosa e suculenta, vamos temperá-la muito bem com uma deliciosa manteiga de ervas. E para isso, não basta apenas besuntar a parte externa da ave. É preciso passar a manteiga também no espaço entre a carne e a pele do peru, e isso garantirá que ele fique bem suculento. Além disso, também vamos recheá-lo com limão, manjericão e salsinha. Enfim, é só levá-lo ao forno pelo tempo e temperatura ideais, conforme você encontra detalhadamente abaixo.

Ingredientes da receita de peru de natal

1 peru de 7kg (aproximadamente)1 colher de sopa de poultry seasoning1 cenoura cortada grosseiramente1 talo de salsão cortado grosseiramente1 cebola cortada grosseiramente400g de manteiga sem sal em temperatura ambiente2 limões sicilianos½ maço de manjericão½ maço de salsinhasal e pimenta-do-reino (a gosto)

Modo de preparo

Seque todo o peru com papel-toalha.Tempere a parte interna do peru com sal e pimenta-do-reino e reserve.Em um bowl, adicione a manteiga, o poultry seasoning, 2 colheres de sopa de sal e pimenta-do-reino. Misture muito bem e reserve.Com as mãos, separe delicadamente a pele da carne do peru. Tome cuidado para não rasgar a pele.Passe metade da manteiga temperada por baixo da pele da ave.Coloque dentro do peru os limões sicilianos inteiros, o manjericão e a salsinha.Passe um barbante pelas costas da ave, na altura das asas, e vá até o rabo, e ali amarre o rabo e as pontas das coxas, em sentido de X.Forre uma assadeira com a cenoura, a cebola e o salsão.Coloque o peru na assadeira, com as costas voltadas para baixo.Besunte toda a parte externa da ave com o restante da manteiga temperada.Leve ao forno a 200°C, preaquecido, por 30 minutos.Em seguida, reduza a temperatura para 180°C, e deixe assar por mais 2 horas e meia.A cada meia hora, banhe a ave com o caldo que se formará na forma.Passado esse tempo, eleve a temperatura a 220°C e asse por mais 15 minutos, para dourar.Retire do forno, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 40 minutos.Agora é só servir esse magnífico e perfeito peru de natal!

Dica: caso a sua ave tenha mais ou menos que 7kg, não se preocupe. O tempo de cozimento no forno é sempre de 30 minutos para cada quilo da ave.

12 ideias de sobremesas com frutas para a Ceia de Natal!
16/12/2022
Você tem tapioca em casa? então faça esse lanche com apenas 3 ingredientes
31/12/2021
Copa do Mundo: 3 receitas típicas da França
16/12/2022
Este é o Melhor Macarrão Que Já Fiz, É Rápido e Barato!
30/03/2022
7 receitas de sucos termogênicos para o verão
24/01/2023
Bolo de polvilho sem ovo sem trigo, receita fácil deliciosa para substituir o pão
04/02/2022
SOBREMESA DE NATAL PARA FAMÍLIA GRANDE: 9 RECEITAS DE DEIXAR ATÉ O PAPAI NOEL BABANDO
02/12/2022
NUNCA MAIS USE LEITE CONDENSADO NO PUDIM.
11/07/2022
7 panetones e chocotones deliciosos para você saborear neste fim de ano
25/11/2022
FIZ COM 3 INGREDIENTES (VOCÊ FICARÁ VICIADO! SE SURPREENDA COM O RESULTADO NÃO SOBRA NADA FIZ 2 MIT
13/02/2022
Fotos
Artigo
Vídeos