Artigo
Fotos
Vídeos
COMO FAZER ROSBIFE NA AIRFRYER, NO FORNO E NA FRIGIDEIRA: 3 MANEIRAS FÁCEIS E SABOROSAS
08/12/2022

rosbife é aquele ingrediente coringa de ter na geladeira, ele pode ser usado para incrementar algumas das suas receitas. Parecido com o presunto, ele pode ser usado como  recheio de sanduiches ou consumido quente, logo após seu preparo. Mas você sabia que é bem fácil fazer rosbife? Isso mesmo, você não precisa ficar com vontade ou caçar em um restaurante mais próximo. Confira 3 maneiras diferentes de  como fazer rosbife sem mistério e sem dificuldade.

Como fazer rosbife em casa de maneiras práticas e sem mistério!

Aprenda 3 maneiras de preparar rosbife aí na sua casa

Que parte do boi e o rosbife?

Então, na verdade o rosbife pode ser feito de mais de uma parte do boi. A mais usada, que encontramos na maioria dos pratos de restaurantes, é o filet mignon. Mas o rosbife pode ser preparado de lagarto, contrafilé e até coxão duro. Claro que quanto mais a carne for macia e de qualidade, mais gostoso ficará seu rosbife. Contudo, carnes consideradas de segunda, como o coxão, podem render rosbifes deliciosos também.

Por que o nome rosbife?

A palavra rosbife vem da junção em inglês: "roast beef", que quer dizer carne assada. Então, a palavra abrasileirada nada mais é que o significado literal da receita em inglês. A originem do prato e, consequentemente do nome, vem do Reino Unido, onde o rosbife é um dos pratos principais da culinária.

Como é feito o rosbife?

O rosbife, no geral, tem sempre um mesmo preparo. Ele é feito com uma carne (magra, geralmente), bem temperada e assada – mas deixando o miolo do ao ponto até ficar bem mal passado, quase cru. Ele pode ser consumido puro, como prato principal, apenas acompanhado de uma salada, ou como recheio de sanduiches e tortas.

Receita de rosbife

Você pode comprar o rosbife já pronto em restaurantes, ou, melhor, fazer aí na sua casa. E para fazer na sua casa tudo que você precisa é de uma bela peça de carne (seja qual for, das que citamos) e temperos diversos. Aí você tem que decidir onde vai prepará-lo, temos 3 opções:

No forno

Essa é o preparo mais tradicional do rosbife, normalmente ele é feito desse jeito. Comece temperando muito bem a peça de carne, o ideal é que ela tenha até 1kg e esteja limpa. Passe o tempero por toda a carne, sal, pimenta, mostarda, o que você decidir usar. Depois, pré-aqueça o forno a 200° C por 10 minutos. Coloque a peça de carne em uma forma e regue com um pouco de azeite. Leve para assar por 15 minutos, depois abaixe o fogo e deixe mais 10 minutos. Retire do forno e deixe amornar em cima de alguma superfície. Aí é só cortar bem fininho e servir!

Na airfryer 

Aqui você vai fazer o mesmo processo da carne de cima, a diferença é que vai colocar sua airfryer para preaquecer por 10 minutos a 200° C. Depois disso, coloque o pedaço de carne por 10 minutos, depois abra o dispenser, vire a carne e deixe mais 5 minutos (ou até dourar). Retire a carne da airfryer e deixe descansando por 10 minutos. Você também tem a opção de embalar a carne em papel-filme, depois de pronta, e deixar na geladeira por 1 hora antes de servir.

Na frigideira 

Depois de temperar bem a peça de carne e passar um pouco de azeite por toda ela, aqueça bem uma panela ou frigideira grande. Quando você perceber que ela está bem quente, coloque um fiozinho de azeite e acomode a carne. Com o auxílio de uma pinça, vai virando a peça de carne para que todos os pedaços dourem na panela. O ideal é deixar todos os pedacinhos ficarem fritando por 5 minutos, uns 30 minutos no total já devem ser mais que suficientes para preparar a carne por inteiro. Aí é só retirar da frigideira e deixar reservada por 10 minutos. Você também pode fazer esse preparo 1 dia antes e deixar o rosbife na geladeira esse meio tempo.

12 ideias de sobremesas com frutas para a Ceia de Natal!
16/12/2022
Você tem tapioca em casa? então faça esse lanche com apenas 3 ingredientes
31/12/2021
Copa do Mundo: 3 receitas típicas da França
16/12/2022
Este é o Melhor Macarrão Que Já Fiz, É Rápido e Barato!
30/03/2022
7 receitas de sucos termogênicos para o verão
24/01/2023
Bolo de polvilho sem ovo sem trigo, receita fácil deliciosa para substituir o pão
04/02/2022
SOBREMESA DE NATAL PARA FAMÍLIA GRANDE: 9 RECEITAS DE DEIXAR ATÉ O PAPAI NOEL BABANDO
02/12/2022
NUNCA MAIS USE LEITE CONDENSADO NO PUDIM.
11/07/2022
7 panetones e chocotones deliciosos para você saborear neste fim de ano
25/11/2022
FIZ COM 3 INGREDIENTES (VOCÊ FICARÁ VICIADO! SE SURPREENDA COM O RESULTADO NÃO SOBRA NADA FIZ 2 MIT
13/02/2022
Fotos
Artigo
Vídeos