Em um dia quente, as receitas de picolé são tudo de bom. Refrescantes e saborosas, elas servem como sobremesas geladas que amenizam o calor dos dias de verão e a melhor parte é que não são difíceis de fazer. Mas você pode estar pensando: e se eu não tiver a forma de picolé em casa? Não precisa se preocupar! Com um utensílio barato e que você muito provavelmente tem em casa dá para fazer quantos picolés você quiser! Veja tudo que precisa para fazer suas receitas de picolé sem forminha.
Fazer picolé é superfácil. Se quiser fazer um simples picolé de frutas, basta colocar o suco da fruta na forma. Vale acrescentar pedaços para ficar mais suculento. Gosta dos mais cremosos? Misture o suco com algum laticínio, como creme de leite, leite condensado, leite puro ou iogurte. Para um picolé de chocolate, é só misturar o creme de leite com chocolate em pó ou então um delicioso creme de avelã.
Depois de escolher o seu sabor, o próximo passo é preencher as forminhas prontas que é só despejar a mistura e fechar com a tampa que já vem com o palito. Após congelar, o picolé solta fácil e fica pronto para comer. A forma de plástico ou silicone tem o formato certo e tudo que precisa para fazer o picolé, mas você não precisa depender dele.
Tem vários utensílios que você pode usar para substituir a forma de picolé. Um método de picolé sem forminha que o TudoGostoso já ensinou usa caixa de leite que rende meia dúzia de picolés. Mas o truque que você vai aprender hoje é ainda mais simples e usa copo descartável! O copo descartável de plástico é o melhor porque solta mais fácil, mas o copo de isopor também pode ser utilizado.
A quantidade depende de quantos você quer preparar, mas uma receita simples costuma render cerca de dez picolés em copos com capacidade de 100ml. Também vai precisar de palitinhos de madeira ou plástico para espetar o picolé. Uma colher de plástico ou um palito de churrasco são alternativas para quem quer improvisar. Além disso, é recomendado ter um refratário ou assadeira para apoiar os copos e usar plástico-filme para cobrir.
Para fazer picolé em copo de plástico não tem mistério. Escolha a sua receita de picolé favorita e despeje a mistura nos copos com cuidado para não virarem. Depois você deve colocar o palitinho em cada um e então cobrir com plástico-filme para proteger. Caso o palito não fique parado no meio e caia até a borda, você tem duas opções.
A primeira é colocar o picolé no freezer por uma ou duas horas para começar a ganhar consistência, mas sem congelar por completo. Depois desse tempo você consegue botar o palito bem no centro. A segunda opção é usar uma faca afiada para fazer pequenos cortes no meio do plástico-filme que cobre os copos e botar o palito lá.
Com isso feito, é só colocar o picolé no congelador e esperar. É bom deixar no mínimo 6 horas, mas se possível deixe de um dia para o outro para garantir que está bem congelado. Se você gosta de picolé cremoso com casquinha de chocolate, você pode fazer o picolé cremoso primeiro e, após congelado, mergulhar em chocolate derretido que endurece sozinho ou então passar duas camadas deste mesmo chocolate no copo vazio antes de preencher com o creme para congelar tudo de uma vez.