Artigo
Fotos
Vídeos
DEPOIS DE EXPERIMENTAR ESTE DOCE COM CASCA DE LARANJA VOCÊ NUNCA MAIS VAI JOGAR ESTA PARTE DA FRUTA FORA
11/01/2023

Após descascar a laranja, o que você faz? Usa o interior da fruta e joga fora as cascas? E que tal aproveitar até o que deveria ser sobra para fazer um doce que além de prático é saboroso e muito sofisticado? A  casca de laranja cristalizada coberta com chocolate é tão gostosa que o "perigo" é comer uma atrás da outra até acabar! Aprenda no  TudoGostoso como reaproveitar a casca da laranja nesta receita imperdível coberta de chocolate.

Por que fazer casca de laranja cristalizada com chocolate?

A casca de laranja com chocolate não é só uma maneira de aproveitar a  parte da fruta que seria descartada. É uma receita saborosa e bem tradicional que muitas lojas vendem como uma iguaria sofisticada, mas que é muito fácil de fazer em casa, é tão gostosa quanto e sai bem mais em conta. Ela pode ser apreciada como um petisco doce para a fome fora de hora, como acompanhamento para o chá ou café, como sobremesa após as refeições e até para presentear alguém com essa joia adocicada.

Não podemos esquecer que alguns alimentos nós devemos comer com a casca, então usar a casca de laranja em um doce é mais nutritivo do que muita gente imagina e ainda é  vegano ao usar um  chocolate amargo para cobrir. Como são poucos ingredientes, não tem desculpa para não experimentar esse doce na próxima vez que sobrar casca de laranja na sua casa.

Por que cristalizar a casca de laranja?

Para fazer esse doce de laranja com chocolate, você precisa preparar as cascas de acordo, e isso signific a fatiar, tirar a acidez e cristalizar com açúcar. A casca de laranja cristalizada já é uma delícia que equilibra o doce com o azedo, preserva bem o sabor do ingrediente e ainda deixa a textura mais gostosa e crocante. Não é à toa que ela seja muito usada na  confeitaria para decorar bolos. Só que quando cobrimos com chocolate o apelo do doce sozinho aumenta.

Como tirar o amargor da casca de laranja?

Normalmente nós descartamos a casca da laranja por causa do  amargor forte dessa camada exterior. Nem mesmo cobrir de açúcar e chocolate direto equilibra esse sabor, por isso é importante tirar o amargor da casca de laranja antes de cristalizar. Para fazer isso, comece tentando separar a casca laranja da parte interna  branca, responsável pelo gosto forte.

Em seguida , coloque a casca para cozinhar em uma panela cheia de água. É importante que estejam bem submersas. Quando a água ferver, deixe mais 30 segundos no fogo e então descarte a água. Em seguida, bote mais água e repita o processo mais quatro vezes, sempre descartando a água amarga anterior. Assim você consegue reduzir o gosto desagradável sem perder o aroma da laranja.

Quais os ingredientes da casca de laranja cristalizada com chocolate?

4 laranjas

1 xícara de água

1 xícara de açúcar

100g de chocolate meio amargo

Como fazer a casca de laranja cristalizada coberta com chocolate?

Tire a casca da laranja, corte em fatias finas e cozinhe cinco vezes para tirar o amargor. Em seguida, passe as tirinhas  em papel-toalha para secar.

Coloque a  água e o açúcar em uma panela. Quando começar a ferver, adicione as cascas de laranja e misture bem para todas as tirinhas ficarem açucaradas e sem queimar. Aos poucos a água vai sumir e só vai deixar o açúcar nas laranjas.

Antes de toda a água sumir, tire do fogo e escorra em uma peneira ou espalhe em uma assadeira. Espere esfriar e separe as tirinhas que estiverem grudadas quando estiverem bem sequinhas.

Agora é a parte mais fácil de cobrir as tirinhas açucaradas com o chocolate.  Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas.

Passe as tirinhas no chocolate uma a uma segurando pela ponta ou apoiando em um garfo para mergulhar por inteiro. Deixe descansar em uma  grade própria da culinária ou em cima do  papel-manteiga por alguns minutos até secar. Pronto, é só guardar em um pote fechado e comer quando quiser.

12 ideias de sobremesas com frutas para a Ceia de Natal!
16/12/2022
Você tem tapioca em casa? então faça esse lanche com apenas 3 ingredientes
31/12/2021
Copa do Mundo: 3 receitas típicas da França
16/12/2022
Este é o Melhor Macarrão Que Já Fiz, É Rápido e Barato!
30/03/2022
7 receitas de sucos termogênicos para o verão
24/01/2023
Bolo de polvilho sem ovo sem trigo, receita fácil deliciosa para substituir o pão
04/02/2022
SOBREMESA DE NATAL PARA FAMÍLIA GRANDE: 9 RECEITAS DE DEIXAR ATÉ O PAPAI NOEL BABANDO
02/12/2022
NUNCA MAIS USE LEITE CONDENSADO NO PUDIM.
11/07/2022
7 panetones e chocotones deliciosos para você saborear neste fim de ano
25/11/2022
FIZ COM 3 INGREDIENTES (VOCÊ FICARÁ VICIADO! SE SURPREENDA COM O RESULTADO NÃO SOBRA NADA FIZ 2 MIT
13/02/2022
Fotos
Artigo
Vídeos