Artigo
Fotos
Vídeos
Médica alerta: cuidado com o que você come durante o verão
27/12/2022

Em dias de calor intenso, é comum a sensação de mal-estar. Pressão baixa, sensação de moleza e desidratação estão entre os principais problemas da época mais quente do ano. Com uma alimentação inadequada, o desconforto pode ser ainda pior. Por isso, a nutricionista Lígia Lima aponta quais os alimentos indicados e quais devem ser evitados durante o verão. 

"Devemos dar prioridade a alimentos com um grande teor de água, que possam hidratar o organismo, como por exemplo a melancia, o melão, e o abacaxi. Além disso, frutas ricas em vitamina C que são antioxidantes e combatem os radicais livres, aumentando a imunidade", afirma a nutricionista.

O que evitar durante o verão

Lígia aponta que alimentos muito condimentados como enlatados, embutidos, frituras e comidas excessivamente quentes devem ser evitados durante o verão. Isso porque eles podem diminuir a quantidade de matérias boas no organismo, reduzindo a imunidade e facilitando o surgimento de complicações na saúde, explica a profissional.

Já as bebidas contraindicadas no verão são aquelas intituladas "quentes", como as bebidas destiladas. Por exemplo, whisky, rum e gim, que têm um alto teor alcoólico, aponta Lígia. "Além de baixarem a imunidade, o álcool é uma caloria vazia, então essas não são opções bem-vindas durante o verão. Dê preferência sempre a sucos naturais de frutas, água e também água saborizada, que é feita com água mais fria junto com frutas cítricas. A ênfase maior deve ser nos alimentos com alto teor de vitamina C", reforça a especialista.

Os alimentos e bebidas mais adequadas para a estação

A nutricionista conta que os alimentos mais indicados para o verão são as opções mais frias, que trazem uma sensação de refrescância. São exemplos frutas ou salada de frutas, iogurte com frutas, iogurte natural gelado, verduras, legumes, mix de saladas e folhas. "Esses são alimentos bem-vindos tanto para aumentar a imunidade como para refrescar o próprio paciente", afirma. Ela ainda aponta que, quanto mais verde as folhas no prato, maior a presença de vitamina K e de antioxidantes.

As bebidas mais indicadas para o verão são as bebidas frias, como sucos e shakes feitos com leite vegetal e com frutas que têm alto teor de água – como a melancia, o melão, e o abacaxi, reforça a nutricionista. "O mamão é uma fruta interessante para o verão porque é leve e tem betacaroteno. Além disso, o suco do mamão é rico em vitamina A, o que faz com que o paciente tenha uma sensação refrescante e consiga se manter hidratado", afirma. Além disso, chás gelados como chá de camomila, hortelã ou menta, são sempre bem-vindos na época do calor, finaliza a nutricionista.

12 ideias de sobremesas com frutas para a Ceia de Natal!
16/12/2022
Você tem tapioca em casa? então faça esse lanche com apenas 3 ingredientes
31/12/2021
Copa do Mundo: 3 receitas típicas da França
16/12/2022
Este é o Melhor Macarrão Que Já Fiz, É Rápido e Barato!
30/03/2022
7 receitas de sucos termogênicos para o verão
24/01/2023
Bolo de polvilho sem ovo sem trigo, receita fácil deliciosa para substituir o pão
04/02/2022
SOBREMESA DE NATAL PARA FAMÍLIA GRANDE: 9 RECEITAS DE DEIXAR ATÉ O PAPAI NOEL BABANDO
02/12/2022
NUNCA MAIS USE LEITE CONDENSADO NO PUDIM.
11/07/2022
7 panetones e chocotones deliciosos para você saborear neste fim de ano
25/11/2022
FIZ COM 3 INGREDIENTES (VOCÊ FICARÁ VICIADO! SE SURPREENDA COM O RESULTADO NÃO SOBRA NADA FIZ 2 MIT
13/02/2022
Fotos
Artigo
Vídeos