Artigo
Fotos
Vídeos
CHOCOLATE AMARGO É AFRODISÍACO? ENTENDA SE O ALIMENTO POTENCIALIZA O DESEJO SEXUAL
24/11/2022

Nutricionista esclere dúvidas sobre o chocolate amargo: alimento tem ação antioxidante e é fonte de vitaminas, minerais e fibras

Para os fãs de  chocolate, aqui vai uma boa notícia: ele é repleto de benefícios para a saúde! É importante, porém, que seja consumido na versão amargo, sem gordura hidrogenada na fórmula e com mais de 60% de cacau.

Há quem diga até que o  chocolate amargo é afrodisíaco. Será que é verdade? Para responder essa e outras dúvidas sobre o alimento, o TudoGostoso convidou a nutricionista Mariana Nacif (@mariananacif.nutri), especialista em nutrição na saúde da mulher e emagrecimento. Ela também dá dicas de como incluir esse item na alimentação da forma correta para aproveitar o que ele oferece de bom. Confira!

Chocolate amargo é afrodisíaco? Nutricionista esclarece dúvidas sobre o alimento

Quais os benefícios do chocolate amargo?

cacaupresente no chocolate amargo é um alimento muito rico em  nutrientes. Em primeiro lugar, é importante destacar que ele tem polifenóis, compostos bioativos que são excelentes fonte de antioxidantes. Entre eles estão catequinas flavonoides, antocianinas e pronto antocianinas.

Além disso, o chocolate amargo é rico em vitaminas do complexo B, vitamina C, D e E. Dentre os minerais, encontramos potássio, fósforo, cloro, sódio, magnésio, ferro, cobre e zinco. Ele também é fonte de  fibras e de proteína.

"Um dos aminoácidos presentes no alimento, o triptofano, é responsável por aumentar nossos níveis de serotonina, o neurotransmissor do  bem-estar e felicidade. Além disso, a cafeína na composição é um estimulante do sistema nervoso central e pode atuar no sistema respiratório", explica Mariana Nacif.

Qual é a porcentagem de cacau no chocolate amargo?

A especialista explica que o ideal mesmo é ingerir chocolates com concentração de cacau de  60% para cima. Além disso, é importante prestar atenção na lista de ingredientes do produto.

"Um bom e verdadeiro chocolate começa a lista com  massa de cacau ou pasta de cacau e não possui gordura hidrogenada ou gordura vegetal na composição", alerta Mariana.

Chocolate amargo é um alimento afrodisíaco?

O chocolate amargo não necessariamente é capaz de aumentar a libido ou ser usado como estimulante durante o sexo, mas ele é considerado afrodisíaco porque eleva o bom-humor, o bem-estar e a sensação de prazer, que podem contribuir para relações mais prazerosas.

A nutricionista Mariana Nacif explica que isso acontece porque o cacau presente no chocolate amargo estimula uma parte do cérebro chamada hipotálamo, afetando os níveis de dois neurotransmissores – serotonina e dopamina —  que regulam emoções e prazer.

Qual quantidade ideal de chocolate amargo por dia?

Após descobrir os benefícios do alimento, nada de exagerar, hein? Existe uma  quantidade ideal a ser consumida, como alerta a especialista:

"O chocolate tem muitos benefícios, mas precisamos consumir com moderação, porque grande quantidade ele pode ser ruim, pois confere muita gordura e muita caloria. Uma quantidade entre 25 a 40g por dia seria ideal", destaca Mariana.

Dica para quem não consegue comer chocolate amargo

Para muitas pessoas o chocolate que não é bem docinho é um alimento difícil de consumir. A boa notícia é que é possível ir adaptando o paladar gradualmente para se acostumar com o sabor do chocolate amargo.

"O nosso paladar é 100% mutável, aumentar gradativamente a porcentagem do chocolate é uma excelente estratégia para ir se adaptando. Uma boa dica é que quanto mais tempo você permanecer com ele na boca deixando-o derreter, mais gostosa será essa experiência", indica a nutricionista.

O chocolate amargo tem alguma contraindicação?

Mariana alerta que os  diabéticos precisam tomar cuidado com a quantidade e com a forma de consumo do chocolate amargo e que todas as pessoas devem evitar o alimento em excesso.

"O alto consumo de chocolate é prejudicial à saúde, podendo elevar níveis de gordura corporal e até mesmo elevar o açúcar no sangue devido à elevada quantidade de açúcar e gordura contido na mistura da preparação de alguns chocolates, a escolha de um bom chocolate e adequação de quantidade são fundamentais para obtermos benefícios e não malefícios", ressalta.

SOBREMESA DE NATAL PARA FAMÍLIA GRANDE: 9 RECEITAS DE DEIXAR ATÉ O PAPAI NOEL BABANDO
02/12/2022
Você tem tapioca em casa? então faça esse lanche com apenas 3 ingredientes
31/12/2021
7 panetones e chocotones deliciosos para você saborear neste fim de ano
25/11/2022
Este é o Melhor Macarrão Que Já Fiz, É Rápido e Barato!
30/03/2022
4 sobremesas com frutas para incluir na dieta
24/11/2022
Bolo de polvilho sem ovo sem trigo, receita fácil deliciosa para substituir o pão
04/02/2022
Restaurantes em SP oferecem ótimos descontos na Black Friday
25/11/2022
NUNCA MAIS USE LEITE CONDENSADO NO PUDIM.
11/07/2022
8 ALIMENTOS QUE TE AJUDAM A PERDER PESO
18/11/2022
FIZ COM 3 INGREDIENTES (VOCÊ FICARÁ VICIADO! SE SURPREENDA COM O RESULTADO NÃO SOBRA NADA FIZ 2 MIT
13/02/2022
Fotos
Artigo
Vídeos